Fato Criminoso
Os criminosos criam sites , perfis no facebook e demais plataformas de rede social. Vinculam imagens oficiais de companhias aéreas com promoções , ofertas, inclusive, na madrugada. Os referidos canais têm por objetivo atrair o público com promoções “imperdíveis”. Uma forma de isca para “pescar” suas vítimas. A negociação ocorre via aplicativo de mensagens. O depósito é realizado em contas bancárias de terceiros em regra via pix. A vítima inicia o contato normalmente por meio do WhatsApp deixado pelo golpistas através de link no perfil falso. Logo após clicar no link , recebe um texto de outro perfil falso , agora, no whatsApp. Trata-se de um “bem vindo” passando-se pela companhia aérea. Solicita dados do passageiro , data de voo, além de origem e destino. Em seguida, informa o valor que varia da metade a 1/3 do valor real. Eles avisam que o “Cadastro e pagamento é feito aqui e encaminhado diretamente para companhia Aérea responsável por operar o seu voo”. Após o pagamento, não responde mais.
Ação
- Registrar ocorrência policial na posse de toda a documentação probatória da fraude ;
- Denuncie à plataforma da rede social; acesse nossa página fontes abertas/denúncias; vá na opção “DENÚNCAS” no final da página.
Prevenção
- Nunca deposite valores antecipadamente; e não caia na tentação de comprar algo em promoção ou oferta com valores muito abaixo do mercado;
- Pesquise a passagem diretamente na companhia aérea; compare os valores com outras companhias. Veja se o valor está muito abaixo do praticado no mercado de passagens aéreas.
Para dar veracidade e confiança aos interessados (vítimas), além de imagens oficiais das empresas de serviços aéreos com promoções , eles utilizam endereços onlines como “companhia aérea”.
Busque a prevenção; não arrisque a sua segurança! A informação é a melhor forma de se proteger. Compartilhe este post!