Nosso Blog

Informações úteis para mantê-lo atualizado.

Categoria(s) :

Informativos STF/STJ, Todas as Postagens

TAG´s :

aumento de pena, Qualificadora

Delegado Fabio Pereira

A presente coletânea de informativos do STJ/STF 2022 encontra-se classificada por tema. Ressalta-se que foi realizado um filtro baseado na pertinência temática com o cargo de delegado de polícia. Desse forma, nota-se que neste post há parte das decisões dos referidos Tribunais de forma que, caso o leitor queira aumentar de raio de interesse, sugiro consultar diretamente os sites do STJ/STF.

  • Informativo: 742 do STJ - Direito Penal
  • FURTO NOTURNO

TEMA: Delito de furto. Repouso noturno. Causa de aumento da pena. Art. 155, § 1º, do Código Penal. Horário de recolhimento. Requisitos. Prática delitiva à noite e em situação de repouso. Peculiaridades. Aferição no caso concreto. Local habitado. Vítima dormindo. Situações irrelevantes. Residências, lojas, veículos ou vias públicas.Possibilidade. Tema 1144.

TESE FIXADA: 1. Nos termos do § 1º do art. 155 do Código Penal, se o crime de furto é praticado durante o repouso noturno, a pena será aumentada de um terço.

 2. O repouso noturno compreende o período em que a população se recolhe para descansar, devendo o julgador atentar-se às características do caso concreto.

 3. A situação de repouso está configurada quando presente a condição de sossego/tranquilidade do período da noite, caso em que, em razão da diminuição ou precariedade de vigilância dos bens, ou, ainda, da menor capacidade de resistência da vítima, facilita-se a concretização do crime.

 4. São irrelevantes os fatos das vítimas estarem, ou não, dormindo no momento do crime, ou o local de sua ocorrência, em estabelecimento comercial, via pública, residência desabitada ou em veículos, bastando que o furto ocorra, obrigatoriamente, à noite e em situação de repouso.

REsp 1.979.989-RS, Rel. Min. Joel Ilan Paciornik, Terceira Seção, por unanimidade, julgado em 22/06/2022. (Tema 1144)

  • FURTO MEDIANTE ESCALADA

TEMA: Furto qualificado. Escalada. Prova inconteste. Laudo pericial. Dispensabilidade.

TESE FIXADA: Excepcionalmente, presentes nos autos elementos aptos a comprovar a escalada de forma inconteste, a prova pericial torna-se prescindível.

AgRg no REsp 1.895.487-DF, Rel. Min. Antonio Saldanha Palheiro, Sexta Turma, por unanimidade, julgado em 26/04/2022, DJe 02/05/2022.

Para obter os fundamentos da(s) decisão(ões), acesse o site do Supremo Tribunal Federal ou do Superior Tribunal de Justiça . Pesquise o informativo para obter o detalhamento da decisão conforme o tema.

Posso ajudá-lo? Procure tudo sobre segurança pública

Categoria

Últimas postagens

Deus é fiel !

O futuro não vem pronto. Foi o conhecimento que me levou a lugares que eu jamais imaginaria conhecer.

Fique ligado!

Quer receber notícias sobre segurança pública? Cadastre-se! 

Jim Rohn

“Ou você diminui seus sonhos, ou aumenta suas habilidades. A escolha é sua !” 

01

Espaço 01

Espaço reservado. Em manutenção!

02

Espaço 02

Espaço reservado. Em manutenção!

03

Espaço 03

Espaço reservado. Em manutenção!

Matérias relacionadas

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Olá, Visitante!

SanFair Newsletter

The latest on what’s moving world – delivered straight to your inbox