Fato Criminoso
Geralmente, a vítima fez algum tipo de anúncio para a venda de um determinado bem/objeto em sites de compras pela internet ou por meio de redes sociais. Após a negociação, o golpista simula o depósito do valor acertado inserindo um envelope vazio no caixa eletrônico (ou na lotérica). O golpista, então, encaminha uma fotografia de comprovante de depósito e a vítima confirma o recebimento em consulta à sua conta pelo aplicativo do banco. Como a verificação bancária do depósito demora algumas horas ou, às vezes, é feito apenas no próximo dia útil, o valor fica aparecendo como depositado até que se comprove a efetivação do depósito. Assim, a vítima efetua a entrega do bem/objeto. Normalmente, o golpista manda um motorista de aplicativo apanhar o objeto no mesmo dia do depósito.
Ação
- Se o golpe se consumar, reúna todas as provas , número de telefone, prints da conversa caso a trama tenha ocorrido por redes sociais; faça um registro na Delegacia de Polícia mais próxima.
Prevenção
- Quando realizar uma negociação pela internet, aguarde sempre a compensação do depósito . Se possível, aguarde até o próximo dia útil para que haja a confirmação da entrada do dinheiro na conta. Isso vale para qualquer situação.
Busque a prevenção; não arrisque a sua segurança! A informação é a melhor forma de se proteger. Compartilhe este post!