Fato Criminoso
O criminoso liga para vítima se passando por alguém da família. Com voz de choro, o suposto familiar diz que foi sequestrado e que os criminosos vão tirar sua vida. A vítima, assustada, acaba informando o nome de familiares aos criminosos, informações utilizadas para dar mais autenticidade aos golpes. Os criminosos solicitam o depósito de valores em algumas contas, ou ainda pedem que coloque crédito em alguns números telefônicos. Em algumas modalidades, os criminosos determinam que a vítima saia de casa, vá até um local reservado, que não alertem a ninguém e que não entrem em contato com seus familiares. Solicitam então o telefone de outra pessoa da família para que este consiga o valor solicitado. De posse do telefone de outro familiar, o criminoso entra em contato com a segunda vítima dizendo que sequestrou a primeira vítima, a qual está incomunicável e fora de casa. Por não conseguir contato com a primeira vítima, constrói-se uma falsa percepção de que a primeira vítima está realmente sequestrada razão pela qual o pagamento é feito pela segunda vítima.
Ação
- Registrar ocorrência policial na posse de toda a documentação probatória da fraude sobretudo se foi vítima de extorsão;
- Evitar atender às exigências como depósito de valores e
- Informar a fraude à plataforma da rede social se este foi o canal para o golpe.
- Na dúvida, solicite ajuda de alguém próximo para entrar em contato com o familiar. O nervosismo pode induzir a vítima ao erro, alguém que não esteja sofrendo o golpe pode ajudar a localizá-lo e perceber que se trata de um golpe. Caso não consiga localizar a família, entre em contato com locais em que ele possivelmente possa estar tais como: academia de ginástica, escola, trabalho, igreja, etc. Às vezes, o familiar supostamente sequestrado se encontra impossibilitado de entrar em contato, induzindo a vítima em erro.
Prevenção
- No caso de receber alguma ligação deste tipo, desligue e tente entrar em contato com a família.
Busque a prevenção; não arrisque a sua segurança! A informação é a melhor forma de se proteger. Compartilhe este post!