Nosso Blog

Informações úteis para mantê-lo atualizado.

Categoria(s) :

Informativos STF/STJ, Todas as Postagens

TAG´s :

Direito Constitucional, Independência funcional, Polícia Civil

Delegado Fabio Pereira

Segurança Pública

A presente coletânea de informativos do STJ/STF 2022 encontra-se classificada por tema. Ressalta-se que foi realizado um filtro baseado na pertinência temática com o cargo de delegado de polícia. Desse forma, nota-se que neste post há parte das decisões dos referidos Tribunais de forma que, caso o leitor queira aumentar de raio de interesse, sugiro consultar diretamente os sites do STJ/STF.

  • Informativo: 1044 do STF - Direito Constitucional
  • POLÍCIA CIVIL E INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL

Tema: Polícia civil e independência funcional - ADI 5522/SP

Tese Fixada:É inconstitucional norma estadual que assegure a independência funcional a delegados de polícia, bem como que atribua à polícia civil o caráter de função essencial ao exercício da jurisdição e à defesa da ordem jurídica (1).

A polícia civil está, necessariamente, subordinada ao chefe do Poder Executivo estadual, logo, não é possível atribuir-lhe independência funcional, sob pena de ofensa ao art. 129, I, VI e VIII (2), bem como ao art. 144, § 6º (3), da Constituição Federal (CF). As normas, ainda que originárias do poder constituinte decorrente, que venham a atribuir autonomia funcional, administrativa ou financeira a outros órgãos ou instituições não constantes da CF, padecem de vício de inconstitucionalidade material, por violação ao princípio da separação dos Poderes. Com base nesse entendimento, o Plenário, por unanimidade, julgou procedente o pedido formulado em ação direta para declarar a inconstitucionalidade, em sua integralidade, da Emenda Constitucional 35/2012 do Estado de São Paulo, que alterou o art. 140 da
Constituição paulista.

(1) Precedentes : ADI 244 MC, ADI 5520 (2) CF: “Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público: I - promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei; (…) IV - promover a ação de inconstitucionalidade ou representação para fins de intervenção da União e dos Estados, nos casos previstos nesta Constituição; (…) VIII - requisitar diligências investigatórias e a instauração de inquérito policial, indicados os fundamentos jurídicos de suas manifestações processuais;”
(3) CF: “Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos: (…) § 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.”

ADI 5522/SP, relator Min. Gilmar Mendes, julgamento virtual finalizado em 18.2.2022 (sexta-feira), às 23:59Mendes, julgamento em 22.2.2022 - INF 1044

Para obter os fundamentos da(s) decisão(ões), acesse o site do Supremo Tribunal Federal ou do Superior Tribunal de Justiça . Pesquise o informativo para obter o detalhamento da decisão conforme o tema.

Posso ajudá-lo? Procure tudo sobre segurança pública

Categoria

Últimas postagens

Deus é fiel !

O futuro não vem pronto. Foi o conhecimento que me levou a lugares que eu jamais imaginaria conhecer.

Fique ligado!

Quer receber notícias sobre segurança pública? Cadastre-se! 

Jim Rohn

“Ou você diminui seus sonhos, ou aumenta suas habilidades. A escolha é sua !” 

01

Espaço 01

Espaço reservado. Em manutenção!

02

Espaço 02

Espaço reservado. Em manutenção!

03

Espaço 03

Espaço reservado. Em manutenção!

Matérias relacionadas

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Olá, Visitante!

SanFair Newsletter

The latest on what’s moving world – delivered straight to your inbox